2025-12-02
HaiPress

Homem morre após entrar em jaula de leoa em João Pessoa (PB) — Foto: Reprodução de vídeo
GERADO EM: 01/12/2025 - 22:33
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Leona,a leoa que matou Gerson de Melo Machado,não é mais nem menos feroz que qualquer animal de sua espécie. Machado,conhecido como Vaqueirinho,sofria de distúrbios mentais e entrou deliberadamente no recinto da leoa num zoo de João Pessoa no domingo. O comportamento da leoa foi o esperado para qualquer animal selvagem — uma reação instintiva natural quando há invasão de seu território,um mero recinto no caso desta leoa de 19 anos que vive em cativeiro desde o nascimento.
Não precisa mais fazer aula em autoescola? Veja perguntas e respostas após as mudanças para tirar a CNHVídeo: Homem atira com duas armas contra a ex-mulher em pastelaria de SP
Leões e outros grandes felinos selvagens estão entre os animais mais temidos pelo ser humano. Acredita-se que o medo humano do escuro seja consequência de uma adaptação evolutiva para evitar os horários em que leões e outros grandes gatos são mais ativos. Hoje,o medo persiste muito mais devido ao passado de disputa por território,caça e ataques do que por leões serem contumazes "comedores de gente" contemporâneos.
Há milênios o ser humano ganhou a disputa e hoje se estima que existam menos de 30 mil leões vivendo na natureza em sua África natal. Os leões,como os demais grandes gatos,quase sempre tendem a evitar as pessoas em seu habitat natural. Ainda assim,são predadores poderosos e jamais se deve aproximar de um deles.
A interação com leões é potencialmente letal devido à imensa força,instintos naturais de caça e comportamento imprevisível,mesmo quando criados em cativeiro. Eles são predadores de topo selvagens e ataques podem ocorrer,já mostraram estudos como "A worldwide perspective on large carnivore attacks on humans" (Uma perspectiva mundial sobre ataques de grandes carnívoros a humanos),publicado na revista científica PLOS Biology.
Mesmo leões habituados à presença humana em cativeiro permanecem animais selvagens com temperamentos imprevisíveis. Embora geralmente evitem conflitos com humanos em seu habitat natural porque nos percebem como ameaça maior,a interação direta remove esse mecanismo natural e aumenta o risco de ataque. Leões podem se tornar agressivos se se sentirem ameaçados,encurralados ou provocados,e são capazes de infligir traumas maciços com mordidas e golpes com as patas.
Um leão pode matar uma pessoa em segundos,frequentemente em menos de um minuto,com um ou dois movimentos rápidos como um bote ou uma mordida esmagadora. Sua velocidade,força e instintos predatórios permitem que ele dê um golpe fatal rapidamente.
Leões são caçadores natos,e esse instinto nunca se perde. O leão é o único dos grandes gatos (tigre,onça-pintada,leopardo e guepardo) que tem comportamento social. Enquanto os demais são normalmente solitários e caçam por emboscada,os leões formam bandos e adotam a perseguição em grupo como estratégia.
Um leão macho adulto pode chegar a cerca de 225 quilos,enquanto uma fêmea adulta pode pesar até aproximadamente 150 quilos. Somente o tigre supera o leão entre os felinos selvagens.