Qual é a data certa para montar a árvore de Natal na tradição cristã?

2025-12-02 HaiPress

árvore de natal — Foto: Freepik

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 01/12/2025 - 16:54

Tradição da Árvore de Natal: História e Significado na Argentina

Na tradição cristã,a árvore de Natal deve ser montada mais de duas semanas antes do Natal. Na Argentina,ela é erguida em 8 de dezembro,celebrando a Imaculada Conceição de Maria,um feriado nacional. A origem da árvore remonta às celebrações nórdicas do solstício de inverno,sendo adaptada por São Bonifácio no século VIII na Alemanha para simbolizar o amor de Deus com enfeites que representam o pecado original e a luz de Cristo.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Faltando apenas algumas semanas para o início do último mês do ano,muitas pessoas se perguntam quando montar a árvore de Natal. É um dos símbolos mais icônicos das festas de fim de ano,e sua decoração acontece nos dias que antecedem o dia 25 de dezembro.

Todos os dias: 'Tenho 101 anos,mas isso não me impede de treinar na academia por duas horas'Suco de beterraba:veja os 6 benefícios e as 3 contraindicações da bebida

É uma época que reúne as famílias para decorar suas casas com enfeites festivos e dar as boas-vindas ao Natal,uma das celebrações mais importantes da fé católica,que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Para muitos,também representa um evento para fortalecer os laços familiares. Dessa forma,a temporada de festas,repleta de celebrações,começa oficialmente.

Quando montar a árvore de Natal

Segundo a tradição,a árvore de Natal é montada mais de duas semanas antes do Natal. Na Argentina,este símbolo natalino é montado no dia 8 de dezembro. Esta data celebra a Festa da Imaculada Conceição de Maria,um feriado religioso com status de feriado nacional. Este ano,cai numa segunda-feira,criando um fim de semana prolongado.

Esta celebração católica busca destacar os valores da fé,da empatia e da caridade,que são personificados na Virgem Maria,venerada como a mãe de Jesus Cristo,que,segundo a tradição,nasceu pelo Espírito Santo por intercessão divina. A Festa da Imaculada Conceição enfatiza a doutrina de que Maria de Nazaré,a mãe de Jesus,foi concebida sem pecado.

Qual a origem da árvore de Natal?

O Natal está fortemente associado à árvore,na qual cada família pendura suas decorações favoritas e que serve como local para deixar os presentes do Papai Noel à meia-noite do dia 24. Essa tradição secular tem origem nos países nórdicos.

A árvore de Natal,especificamente,surgiu das celebrações do solstício de inverno. Séculos atrás,os povos celtas cortavam carvalhos e os levavam para suas casas para decorá-los com frutas e velas. Dessa forma,buscavam "revivê-los" e garantir que florescessem no verão seguinte. Portanto,a árvore de Natal é considerada uma adaptação da árvore da vida e até mesmo do universo.

Na mitologia nórdica,esse costume é conhecido como Yggdrasil e representa a visão de mundo dos povos do norte da Europa. Na antiguidade,também era conhecido como Frey e era usado para celebrar o nascimento do deus do sol e da fertilidade.

Acredita-se que,durante o século VIII,São Bonifácio decidiu cortar uma dessas árvores na região alemã de Hesse para pôr fim ao culto dos deuses,de uma perspectiva católica,eram pagãos,visto que era uma época marcada pela evangelização da Alemanha. Em seu lugar,plantou um abeto,considerado mais apropriado para o culto católico.

Com essa ação,ele buscava simbolizar o amor de Deus. Para isso,decorou a árvore com maçãs,representando o pecado original,e com velas,aludindo à luz de Cristo. Com o tempo,essas maçãs e velas foram transformadas em luzes e enfeites,assim como uma árvore de Natal moderna. Mais tarde,guirlandas e decorações caseiras foram adicionadas.

Além disso,a árvore de Natal também representa um ponto de encontro para famílias e grupos comunitários,e um momento para a comunidade se reunir,agradecendo pelo ano que passou,algo central tanto para esta celebração quanto para o Ano Novo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.