2025-08-12
HaiPress
Mulher usando perfume — Foto: Freepik
GERADO EM: 11/08/2025 - 09:38
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Há muitas dicas sobre perfumes nas redes sociais,e uma delas sugere que armazená-los na geladeira pode "estender sua vida útil". Se você já pensou nisso,é importante descobrir se essa prática realmente traz benefícios ou se é apenas um mito.
Rinoplastia de Matteus Amaral: entenda os motivos estéticos e de saúde por trás da cirurgiaLeia também:Bruna Marquezine causa furor com look boho chic avaliado em mais de R$ 100 mil e vira assunto nas redes
Assim como outros produtos de beleza e higiene,as fragrâncias exigem cuidados específicos para preservar seu aroma. Por isso,vamos explicar se essa crença tem fundamento.
De acordo com o blog Fraiche México,um perfume é uma mistura delicada de óleos essenciais,álcool e compostos aromáticos. Essas características dão ao perfume seu aroma característico,mas nem sempre resistem a baixas temperaturas.
A exposição dessa mistura a ambientes frios,como o interior da geladeira,pode causar a decomposição progressiva do seu equilíbrio químico.
Na mesma linha,a marca espanhola Esenzzia Perfumes alerta que outras alterações que uma fragrância pode sofrer quando exposta ao frio incluem:
Condensação: ao tirar o frasco da geladeira,a umidade interna pode aumentar,diminuindo a qualidade do conteúdo.Oxidação acelerada: se você notar que seu perfume escureceu,pode ser resultado de um choque térmico,como quando ele é exposto alternadamente a ambientes quentes e frios.Alteração de notas: alguns perfumes perdem intensidade ou têm seu aroma alterado.Absorção de odores: a fragrância pode impregnar odores da geladeira se o frasco não estiver bem fechado.
Não se assuste se já tentou esse truque; em poucos dias ele não vai estragar seu perfume. Mas,se perceber mudança no aroma ou que o álcool se sobressai às outras notas,é provável que o perfume tenha sofrido alteração química.
Nem todos os perfumes reagem da mesma forma. Segundo especialistas da The Fragrance Foundation,os mais delicados são aqueles que contêm:
Altos níveis de óleos naturais.Notas florais,frutadas ou verdes.Baixa presença de álcool como fixador.
Essas fórmulas — comuns em fragrâncias de alta qualidade — podem ser alteradas até mesmo por pequenas variações de temperatura,e,por isso,devem ser mantidas longe da geladeira.
Especialistas da Lancôme Austrália e da Maison de L'Asie recomendam guardar perfumes em locais frescos,secos e escuros. Além disso,orientam:
Armazenar em gavetas ou armários,longe da luz direta.Evitar o banheiro,pois o vapor constante prejudica o perfume.Manter na caixa original para melhor preservação.Fechar bem o frasco após cada uso.Evitar agitar o perfume desnecessariamente.
Guardar perfume na geladeira pode parecer um truque eficaz,mas o risco de danificar suas notas e reduzir a longevidade é alto.
Especialistas reforçam: o melhor lugar para conservar sua fragrância é um ambiente seco,escuro e com temperatura estável. Assim,você não perde uma gota do seu perfume favorito.