2025-08-12
HaiPress
O presidente Lula e o líder chinês,Xi Jinping — Foto: Ken Ishii / POOL / AFP
GERADO EM: 12/08/2025 - 01:09
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O presidente da China,Xi Jinping,disse nesta terça-feira,em uma ligação telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva,que ambos os países podem servir de exemplo de "autossuficiência" no Sul Global,informou a imprensa estatal do gigante asiático.
Sem diálogo com EUA, governo corre para fechar ajuda a setores afetados pelo tarifaço: veja o que está em jogoMaioria dos mercados asiáticos sobe após prorrogação de trégua tarifária entre EUA e China
Xi afirmou que a China "trabalhará com o Brasil para dar exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global" e para "construir conjuntamente um mundo mais justo e um planeta mais sustentável",segundo a agência pública de notícias Xinhua.
Os dois líderes "trocaram impressões sobre a atual conjuntura internacional e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia",segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto. Ambos concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo.
Lei tributária de Trump aperta os pobres e aumenta renda dos ricos. E quem diz isso é o próprio Congresso que a aprovou
"O presidente Lula reiterou a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência",prossegue a nota.
Depois de demitir chefe de estatística que mostrou desemprego subindo,veja quem Trump colocou no lugar
Os chefes de Estado também conversaram sobre as relações bilaterais entre os dois países e "comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde,petróleo e gás,economia digital e satélites". Lula e Xi também manifestaram disposição em "identificar novas oportunidades de negócios entre as duas economias".
* Em atualização