2025-04-21
HaiPress
São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos após chuvas — Foto: Hyndara Freitas/O Globo
GERADO EM: 20/04/2025 - 12:58
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O litoral de São Paulo,que costuma receber grande número de visitantes durante os feriados prolongados,registrou alguns dos maiores volumes de chuva no estado nas últimas 24 horas. Junto do ABC Paulista,os temporais causaram alagamentos,enchentes e motivaram alertas da Defesa Civil.
Temporais: Chuva causa enchentes em cidades do ABC,paralisa trens e provoca deslizamentos em SPPrevisão: Céu nublado e frente fria seguem até o feriado de Tiradentes no Sudeste; Grande SP terá chuva mais amena
De acordo com Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE),o Guarujá,na Baixada Santista,liderou os acumulados de chuva,com 215 mm no Jardim Albamar — valor que representa 112% da média mensal de abril (190,7 mm). Em São Vicente,uma cratera se abriu na Rua Peró Lopes de Souza,no cruzamento com a Avenida Marechal Deodoro,próximo a um condomínio residencial.
Em Santo André,no ABC Paulista,o volume chegou a 112 mm,superando a média esperada para o mês. Diadema também teve um alto volume de chuvas. Na região choveu 101 milímetros (mm) em poucas horas — o equivalente a 95% da média esperada para todo o mês de abril (106,6 mm).
Para a capital paulista,a previsão do CGE é de uma "pequena trégua" para os próximos dias. Segundo o órgão,chuvas fortes só devem voltar a ocorrer entre os dias 24 e 25,quando haverá a passagem de uma nova frente fria por São Paulo. Neste domingo de Páscoa,a previsão é de chuva fraca e chuviscos intermitentes,mas sem novos temporais.
Confira os principais acumulados de chuva registrados no feriado até este domingo (20):
Guarujá (Jardim Albamar): 215 mmGuarujá (Perequê 2): 167 mmSanto André (Vila Príncipe de Gales): 112 mmDiadema (Jardim Inamar): 101 mmSão Vicente (Paranapuã): 125 mmPraia Grande (Xixová): 126 mm