Trump ordena revisão de proposta da Nippon Steel para aquisição da US Steel

2025-04-08 HaiPress

Nippon Steel quer comprar a americana US Steel (foto) — Foto: Bloomberg

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/04/2025 - 22:46

Trump Reavalia Aquisição da US Steel pela Nippon Steel após Bloqueio de Biden

Donald Trump ordenou a revisão da proposta de aquisição da US Steel pela japonesa Nippon Steel,bloqueada por Joe Biden por motivos de segurança nacional. A decisão reacendeu a possibilidade de acordo,impulsionando as ações da US Steel e Nippon Steel. Trump busca determinar a viabilidade do negócio,apesar das críticas de sindicatos que alertam para riscos à segurança nacional e econômica.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O presidente dos Estados Unidos,Donald Trump,ordenou nesta segunda-feira (7) o início de uma revisão da proposta de aquisição da siderúrgica americana US Steel por parte de sua rival japonesa Nippon Steel,uma fusão bloqueada por seu antecessor Joe Biden,alegando razões de segurança nacional.

O ex-presidente americano paralisou um acordo avaliado em 14,9 bilhões de dólares (R$ 87,7 bilhões,na cotação atual) para que a companhia japonesa adquirisse a siderúrgica norte-americana,alegando motivos de segurança nacional.

Caos financeiro: 'A maioria dos CEOs acredita que os EUA já estão em recessão',diz Larry Fink,da BlackRockArrependidos? Bilionários e titãs de Wall Street que apoiaram Trump agora criticam tarifaço

"Ordeno ao Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS) que realize uma revisão da aquisição da US Steel por parte dos compradores para me ajudar a determinar se pode ser apropriado tomar novas medidas",assegurou Trump em um memorando para seu gabinete.

A revitalização do assunto reacendeu também as esperanças de um eventual acordo,informou a imprensa americana,enquanto as ações da US Steel (USS) disparavam 16% no fechamento do pregão da Bolsa de Valores de Nova York nesta segunda-feira.

Guerra acirrada: Xi Jinping entra em 'modo combate' e não dá sinais de que pretende negociar com Trump

As ações da Nippon Steel também subiam nesta terça-feira (data local) na bolsa de Tóquio,11%,impulsionadas pelo anúncio de Trump.

A USS disse em comunicado enviado à AFP que a medida de Trump "valida a decisão audaz" de seu Conselho de Administração de "desafiar a ordem ilegal do presidente Biden".

'Corrida dos bilionários': Elon Musk multiplicou por 15 sua fortuna; veja em ranking animado com a evolução dos patrimônios desses ricaços globais

David McCall,presidente do sindicato United Steelworkers,se posicionou contra a medida de Trump: "Independentemente de quanto escrutínio receba o acordo USS-Nippon proposto,não altera a ameaça urgente que representa para a nossa segurança nacional e econômica,para o futuro a longo prazo da indústria siderúrgica e dos empregos de nossos membros".

A Nippon Steel anunciou em fevereiro que apresentaria uma "proposta audaz" para investir na US Steel,anunciou um porta-voz governamental japonês.

Webstories

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.