2025-01-16 IDOPRESS
Serviço de mototáxi por aplicativo avança na maioria das cidades do país — Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo
GERADO EM: 15/01/2025 - 22:38
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Ao anunciar que não permitirá a permanência do mototáxi da 99 em São Paulo,o prefeito Ricardo Nunes se alinhou ao prefeito do Rio,Eduardo Paes. Mas a oposição dos dois não impede que o serviço se espalhe — inclusive nas duas maiores cidades do país.
Em meio a disputa com a 99: Prefeitura de SP apreende motos por 'transporte clandestino'Veja datas: Quando é o próximo feriado nacional de 2025?
A empresa oferece essa modalidade apoiada nas leis federais,como a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Em São Paulo,o serviço começou na terça-feira. O temor de mais acidentes alegado por Nunes é o do juiz Josué Vilela Pimentel,da 8ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo,que negou ontem o pedido da 99 de anular a notificação da prefeitura para suspensão do serviço. A operadora,contudo,diz que o percentual de acidentes nas 3,3 mil cidades em que atua é de apenas 0,0003% das corridas.
A 99 afirmou que seguirá operando em São Paulo e recorrerá da decisão. O prefeito avisou que pedirá a ajuda da Polícia Militar para fiscalizar o serviço. Ontem,foram apreendidas três motocicletas,segundo a prefeitura; ao menos uma era da 99.
O professor da FGV Direito Felipe Fonte aponta que um decreto,como o emitido pela prefeitura de São Paulo contra os mototáxis,não é o mais apropriado para proibir a atividade,e a Política Nacional de Mobilidade Urbana ancora as plataformas.
— O posicionamento dos prefeitos do Rio e de São Paulo é muito difícil de ser defendido — avalia.
Dados divulgados pela 99 mostram que,nas primeiras 24 horas de operação do mototáxi,foram feitas mais de dez mil viagens na cidade e não houve acidentes. A maioria partiu da Zona Sul,com destaque para o Capão Redondo. É na periferia que o serviço já existe. Mas o 99táxi divide os que já fazem este transporte em Perus,no Noroeste,e Paraisópolis,na Zona Sul. Em Perus,Denis Santos é favorável:
— Poderia expandir o serviço para toda a capital.
Em Paraisópolis,onde o serviço funciona há pelo menos dez anos,motociclistas,que não quiseram se identificar,são contra:
— Conhecemos a região,as pessoas nos conhecem,temos experiência. Vai aparecer um monte de mototáxi por aplicativo,e,às vezes,você não sabe a malícia da pessoa.
Os números de acidentes em São Paulo sustentam a preocupação do médico Marcos Musafir,da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia,em conscientizar usuários e pilotos sobre os riscos do transporte. Segundo o Detran paulista,de janeiro e novembro de 2024,a capital registrou 427 mortes de motociclistas — em 2023,foram 350.
— Hoje temos cidades em que há mais motos do que carros. O motociclista tem 62 vezes mais chance de sofrer lesões graves do que os ocupantes de um carro envolvidos em um acidente de mesma gravidade. O posicionamento contra de prefeitos tem fundamento — afirma.
Moradora do Rio,a fotógrafa Nathália Mendes experimentou na pele as consequências deste risco. Numa viagem de mototáxi do Centro até Botafogo,o condutor,que circulava entre as faixas,atropelou um pedestre,o que a fez cair.
— Tive alguns machucados leves e o motorista também,mas o pedestre chegou a quebrar o nariz. Avisei a plataforma sobre o acidente,mas não tive nenhum suporte. Não uso mais o serviço e não subo mais em moto. É mais barato,mas não vale o risco da minha vida — diz Nathália.
Rio: o prefeito Eduardo Paes disse que iria proibir o serviço em janeiro de 2023,mas há operação da Uber e da 99. Em março de 2023,a prefeitura lançou o app Moto.Rio para o serviço de mototáxi — uma resposta aos apps que o Executivo municipal considera irregulares.Belo Horizonte: não há regulamentação para o mototáxi. O serviço da Uber chegou em outubro de 2021. A 99 também atua com motos.Porto Alegre: um projeto de lei que regulamenta o mototáxi começou a tramitar em 2023 na Câmara. Entre as normas,está a previsão de que o veículo só poderá ser usado até no máximo oito anos depois de sua fabricação. A 99 opera na cidade.Florianópolis: em agosto de 2022,a 99 começou a ofertar o transporte por moto.Goiânia: instituiu o mototáxi em 2011. A 99 atua na cidade.Vitória: a Uber e a 99 atuam na cidade,e não há regulamentação.Cuiabá: a 99 oferece mototáxi desde julho de 2022. A profissão de mototaxista foi regulamentada em 2010.Brasília: é a única capital do país em que a 99 não opera o serviço de transporte com moto.