2024-12-27 IDOPRESS
Torres de observação são montadas para o esquema de segurança na Praia de Copacabana — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
GERADO EM: 26/12/2024 - 20:58
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Do final de 2024 a primeira semana de 2025,a Riotur fará uma pesquisa para avaliar a experiência de cariocas e turistas no réveillon do Rio. Os dados serão analisados por uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que dará às autoridades e o setor de turismo carioca informações preciosas sobre o que funcionou ou será necessário aprimorar para o ano seguinte.
Para curtir da festa da virada: Réveillon do Rio tem esquema especial do metrô; veja passo a passo para comprar o bilhete digitalPré-réveillon no Rio: Um roteiro com 26 festas na cidade para comemorar antes no ano novoVeja programação completa: Réveillon do Rio terá mais de 75 atrações em 13 palcos pela cidade
Serão instalados QR codes em locais estratégicos,como áreas turísticas,bates,restaurantes e hotéis. Patrick Corrêa,presidente da Riotur,explica que objetivo é obter dados para aprimorar a experiência na cidade.
— A iniciativa é um avanço no aprimoramento contínuo do Réveillon do Rio e fundamental à consolidação da cidade como um destino turístico de renome global — diz
A pesquisa será feita pelo Sistema Especialista Turístico (SET),premiado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023. É uma ferramenta projetada para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo. Ela analisa grandes volumes de dados,fornece insights precisos sobre padrões de fluxo turístico,comportamento dos visitantes e preferência.
A poucos dias da chegada de 2025,os preparativos para o réveillon estão a pleno vapor. Ontem,o governo apresentou o plano de segurança para todo o Rio: serão empregados 28 mil agentes — sendo 23 policiais militares — no estado. Em Copacabana,palco da maior festa do país,onde vão atuar 3,3 mil PMs,o acesso do público será exclusivo por 17 pontos de revista. Os bloqueios terão detectores de metal e câmeras de reconhecimento facial. Não será permitida a entrada de objetos perfurocortantes (como facas,garfos e tesouras) e itens de vidro (garrafas,vasilhas e taças),além de armas de fogo e fogos de artifício.
— No ano passado,em que pese ter tido um resultado muito positivo,nós não nos conformamos ainda e achamos que tem sempre que melhorar e melhorar,e assim tem sido feito. Não tenho dúvida de que esse ano será ainda muito melhor do que foi o ano passado — disse Victor Cesar dos Santos,secretário de Segurança Pública.
Webstories
O número de policiais em Copacabana será 10% maior que o do último réveillon,sobretudo por causa do novo palco no Leme,que terá shows voltados para o público gospel. Também serão 18 torres de observação a mais na Avenida Atlântica e na areia,totalizando 78.
Como será o acesso ao público em Copacabana e Leme — Foto: Editoria Arte
O policiamento será reforçado em outras regiões do Rio. Vizinhos de Copacabana,Leblon e Ipanema terão 397 policiais militares atuando com 50 viaturas. Na Barra da Tijuca e no Recreio,na Zona Oeste,serão 617 agentes.
— Temos ciência de que vários hotéis farão festas e queimas de fogos. Por isso,é importante estarmos atento a essas outras regiões — explicou o coronel Marcelo Menezes,secretário da Polícia Miliar.
Só animação: Palco do réveillon em Copacabana dedicado ao samba terá formato de pandeiro; estruturas já estão sendo montadas na praia
A Polícia Civil também reforçará suas equipes durante a festa. Segundo o secretário Felipe Curi,3,6 mil agentes estarão em delegacias e centrais de flagrantes em todo o estado. Na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat),haverá policiais poliglotas treinados para atender turistas estrangeiros. Curi anunciou ainda que uma ação conjunta com os setores de inteligência da PM e de outras instituições vai monitorar as redes sociais.
Virada alto-astral: Réveillon tem festas exclusivas,ceias em hotéis na orla de Copacabana e celebrações intimistasNa Praia de Icaraí: Niterói prepara réveillon com fogos de baixo estampido e shows
— Teremos o nosso Esquadrão Antibombas atuando nos locais em que houver,eventualmente,queimas de fogos sem autorização. Equipes da perícia criminal de local e de química estarão disponíveis na Zona Sul,para dar uma resposta rápida a qualquer tipo de ocorrência — disse o secretário.
No mar,a novidade será o uso de motos aquáticas do Corpo de Bombeiros tripuladas por médicos. A inciativa,inédita no país,facilitará o resgate. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros,coronel Tarciso de Salles Junior,a medida pode ajudar a reduzir o tempo de atendimento em até 80%,em relação ao que é prestado por uma ambulância.
— Infelizmente,as pessoas consomem bebida alcoólica e decidem entrar no mar. Nosso objetivo é garantir a segurança por terra,água e ar. Atuaremos com 13 drones,sendo dois megadrones: eles têm um farol de precisão de 900 metros,que ajuda nas operações de desastres e salvamentos nas praias — disse o oficial.
Polícia Militar
Mais de 23 mil policiais em todo o estado e 4.415 viaturas empregadasEm Copacabana e Leme: 3,3 mil policiais; 100 viaturas (incluindo motos e quadriciclos); 17 pontos de revista com reconhecimento facial e uso de 100 detectores de metal; 78 torres de observação; drones de monitoramento; 15 canhões de luzBarra e Recreio: 617 policiais e 50 viaturasLeblon e Ipanema: 397 policiais e 50 viaturasGrande Niterói: 686 policiais e 98 viaturasCosta Verde: 571 policiais e 77 viaturasRegião dos Lagos: 826 policiais,127 viaturas e uma aeronaveAções educativas da Patrulha Maria da Penha
Polícia Civil
3.650 agentes em todo o estadoCentrais de Flagrantes na 12ª DP (Copacabana),13ª DP (Ipanema) e 14ª DP (Leblon)Reforço nas Unidades da Zona Sul (9ª,10ª,11ª e 15ª DP)Equipe da Perícia Criminal de local e de Química dedicada à área da Zona SulAtendimento de ocorrências envolvendo adolescentes serão registradas na DEAPTIReforço nas Unidades da DEAT e DAIRJ,com policiais fluentes em línguas estrangeirasReforço nas unidades das áreas com eventos como: Orla da Zona Oeste,Ilha do Governador,Niterói,Madureira. Além de Niterói,Região dos Lagos e Costa VerdeAs demais delegacias estarão de sobreaviso para pronto emprego,caso seja necessária a intervençãoIntensificação da fiscalização das montagens dos locais de queima de fogos,incluindo as balsasReforço do Esquadrão Antibombas: fiscalização preventiva e apreensão de artefatos pirotécnicos não autorizados.
Lei Seca e Segurança Presente
96 agentes da Lei Seca em 24 viaturas com fiscalização nos principais pontos de eventos120 policiais e 40 viaturas do Segurança Presente em Copacabana
1.500 militares em todo estado250 embarcações,360 viaturas e três aeronaves13 drones,sendo 2 mega drones com megafone para avisos sonoros,farol de busca comprecisão de 900 metros para buscas à noite e capacidade de voo em condições adversas,com chuvaEm Copacabana: 168 bombeiros,sendo 77 guarda-vidas,6 grupos de intervenção rápida,20 postos de guarda-vidas,equipes de combate a incêndio,socorro marítimo,salvamento e atendimento