Alunos de escola municipal de São Gonçalo têm aula sobre a importância da preservação ambiental na Baía de Guanabara

2024-09-14 HaiPress

Alunos participaram de atividade de educação ambiental em de São Gonçalo — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/09/2024 - 06:00

Alunos de São Gonçalo aprendem preservação na Baía de Guanabara

Em São Gonçalo,alunos têm aula prática na Baía de Guanabara sobre preservação ambiental,em parceria com pescadores locais. Atividade promoveu consciência e contato com a biodiversidade. Projetos como Águas da Guanabara enfatizam a importância da educação ambiental e da união entre comunidade e jovens.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

A Ilha do Pontal,na Baía de Guanabara,se transformou em uma sala de aula para um grupo de 27 estudantes do 1º ciclo do Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada de Itaitindiba,de São Gonçalo. Os alunos participaram da atividade de campo que promoveu a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. A iniciativa foi organizada pelo projeto Águas da Guanabara,em parceria com a Federação de Pescadores do Rio de Janeiro e a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR).

Previsão do tempo: sábado será de sol e calor; secura deve melhorar a partir de domingoEstiagem: estado do Rio tem 64 ocorrências de fogo em vegetação,um dia após recorde de incêndios no ano

Durante a aula à céu aberto,os estudantes devidamente trajados com coletes salva-vidas infantis doados pela FEMAR,navegaram pela foz do Rio Imboaçu,que cruza a estrada do Engenho Pequeno,passando por diversos bairros de São Gonçalo,e ao redor da Ilha do Pontal. Durante a atividade,os pescadores locais e especialistas falaram sobre a biodiversidade local e os desafios ambientais enfrentados na região.

Estudantes da Escola Estadual Municipalizada de Itaitindiba participam de atividade de Educação Ambiental em São Gonçalo. — Foto: Divulgação

A atividade,que incluiu a observação da fauna e flora,também proporcionou uma imersão no cotidiano da comunidade pesqueira,reforçando a importância do papel dos pescadores na preservação dos ecossistemas costeiros. O encerramento foi marcado por um debate entre as crianças,que compartilharam suas impressões e aprendizados da experiência.

Segundo o presidente da Federação de Pesca do Rio de Janeiro Luís Claudio,a parceria com a FEMAR foi fundamental para proporcionar uma vivência segura e enriquecedora para os jovens,que aprenderam na prática a importância da preservação ambiental.

— A colaboração entre as instituições fortalece o vínculo entre a comunidade pesqueira e as novas gerações,promovendo o respeito pelo meio ambiente — disse o presidente.

O presidente do projeto Águas da Guanabara Alberto Toledo ressaltou a importância da atividade na construção de uma geração consciente e preocupada com a preservação ambiental.

— A educação ambiental começa com iniciativas como essa,que levam as crianças a experimentar o aprendizado na prática,em contato direto com a natureza. A parceria entre pescadores e projetos como o Águas da Guanabara mostra como podemos unir forças para formar uma nova geração consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente — ressaltou o Toledo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.