2024-09-11 HaiPress
Chapek e Iger — Foto: Alex Welsh e Philip Cheung para o The New York Times
GERADO EM: 11/09/2024 - 04:00
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Às 17h do dia 25 de fevereiro de 2020,Bob Chapek e Bob Iger se acomodaram em cadeiras de diretores idênticas no estúdio da The Walt Disney para uma série de entrevistas ao vivo com jornalistas. A empresa havia acabado de surpreender a todos ao anunciar que o pouco conhecido Chapek substituiria o extremamente popular Iger como CEO.
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O careca e robusto Chapek e o grisalho,mas ainda charmoso,Iger formavam um contraste imediato,embora ambos estivessem vestidos com ternos azul-marinho e camisas brancas de colarinho aberto,e ambos se chamassem Bob. Para evitar confusão,alguns os chamavam de "Bob Um" e "Bob Dois",ou "Grande Bob" e "Pequeno Bob" (mesmo que Chapek fosse mais alto). E,então,havia "Bob Bonito" e "Bob Chato".
Em uma entrevista com Julia Boorstin da CNBC,Chapek elogiou seu antecessor. "Obviamente,tenho grandes sapatos para preencher",disse ele com olhos arregalados,exaltando a "magia" de Iger ao comandar a Disney. O mandato de 15 anos de Iger como CEO foi tão bem-sucedido que ele considerou se candidatar à presidência como democrata. A Rainha Elizabeth II o nomeou cavaleiro pouco antes de morrer.
Iger disse que ele e Chapek trabalharam "extremamente bem" juntos,mas,na frase seguinte,reforçou o elogio: "Na verdade,nossa equipe de alta administração trabalhou muito bem em conjunto." Chapek escutou em vão,esperando algo mais efusivo,mais pessoal.
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Imagem aérea do Disney Wish,novo navio de cruzeiros da Disney Cruise Line,lançado em junho de 2022 — Foto: Divulgação / Disney Cruise Line
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Aqui fotografado em Castaway Cay,a ilha privada da Disney nas Bahamas,o Disney Wish tem capacidade para até quatro mil passageiros — Foto: Eduardo Maia / O Globo
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São 1.254 cabines no Disney Wish,sendo 90% com vista para o mar e 70% com varanda — Foto: Eduardo Maia / O Globo
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O navio apresenta um novo tipo de habitação,as quatro Royal Suites,inspiradas em "Bela adormecida"; duas delas têm dois andares — Foto: Eduardo Maia / O Globo
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A Tower Suite é outra cabine especial que só existe no Disney Wish: ela fica dentro da torre das chaminés falsas,e conta com três quartos em dois andares — Foto: Eduardo Maia / O Globo
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No deque 12 do Disney Wish há seis piscinas para famílias,o maior número entre os navios da companhia
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No complexo aquático há ainda um playground molhado para crianças pequenas,inspirado em 'Toy Story'
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Uma das principais novidades do Disney Wish é o AquaMouse,montanha-russa aquática com tematização no estilo dos parques
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Na Quiet Cove,uma área exclusiva para adultos,há uma piscina de borda infinita com vista para a popa do navio
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O Grand Hall é o atrium principal do Disney Wish e recria o salão de um castelo de conto de fadas
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Detalhe no Grand Hall: o sapatinho de cristal de Ciderela ao lado da escadaria
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Entre os restaurantes,um destaque é o jantar musical do Arendelle: a Frozen dining experience,inspirado em 'Frozen'
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Já o bar Star Wars: Hyperspace Lounge,uma novidade do Disney Wish,parece estar numa nave de 'Guerra nas estrelas'
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O universo de 'Star Wars' também é o tema de Cargo Bay,um dos espaços temáticos da Oceaneer Club,área kids do navio
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As crianças podem deslizar do Grand Hall para o Oceaneer Club neste escorregador,outra novidade do Disney Wish
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O navio conta com dois cinemas: o Wonderland,inspirado em 'Alice no País das Maravilhas',e o Neverland,em 'Peter Pan'
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Serviço de café da manhã no Marceline Market,o bufê do Disney Wish: protocolos para Covid-19 seguem em vigor
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Para fãs do estúdio Pixar,a loja Joyful Sweets vende doces e sorvetes inspirados na animação 'Divertidamente'
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Homem-Formiga e Vespa interagem com os passageiros do Disney Wish durante os jantares no restaurante Worlds of Marvel
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Mickey e Minnie vestidos de pirata saúdam os passageiros do Disney Wish,o mais novo navio de cruzeiros da Disney Cruise
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Publicidade Embarcação,a primeira a ser lançada pela companhia em dez anos,tem montanha-russa aquática do Mickey
À medida que as perguntas — e a atenção — se voltavam inteiramente para Chapek,a postura geralmente relaxada de Iger ficou tensa. Seu olhar desviou para baixo,longe de Chapek,e ele parecia cada vez mais desconfortável. Ele cruzou os braços.
Chapek estava intimamente familiarizado com a linguagem corporal e as expressões de Iger. "Isso não é bom",pensou. Ele estava certo sobre isso. Mas pouco sabia que ele e Iger estavam prestes a se enfrentar em uma épica luta pelo poder corporativo com poucos rivais na história dos negócios.
Quando Iger deixou o cargo de CEO —abruptamente,apenas semanas antes da pandemia de coronavírus mergulhar a Disney na pior crise de sua história—,o conselho da empresa concordou que ele poderia permanecer como "diretor criativo" e presidente executivo do conselho por mais dois anos.
Esse acordo quase desmoronou sobre a questão de a quem,exatamente,Chapek responderia: Iger ou o conselho. Um compromisso de última hora,alcançado sem uma votação do conselho,fez com que Chapek reportasse a ambos. Isso provou ser uma receita para o conflito — como Chapek logo começou a perceber.
Com apenas algumas semanas em seu mandato como CEO,Chapek expressou frustração. "Não posso sobreviver mais dois anos disso",disse a Arthur Bochner,seu chefe de gabinete. Iger "não vai sair. Ele estará aqui até morrer."
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Funcionários da Disney seguram cartazes enquanto se manifestam do lado de fora da entrada principal da Disney em Anaheim,Califórnia,por melhores salários — Foto: Frederic J. Brown / AFP
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Funcionários da Disney na Califórnia fazem manifestação exigindo melhores salários e denunciando supostas práticas antissindicais da empresa antes de uma votação de greve iminente. — Foto: Frederic J. Browm/AFP
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Trabalhador do parque da Disney na Califórnia ergue cartaz durante manifestação em frente ao local — Foto: Frederic J. Brown/AFP
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Funcionários do parque da Disney na Califórnia fazem manifestação por melhores salários vestidos como personagens de Indiana Jones — Foto: Frederic J. Brown/AFP
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Trabalhadores fantasiados dos personagens de "Indiana Jones" e "Guerra nas Estrelas",entre outros,fazem manifestação na frente do parque da Disney na Califórnia,por melhores salários — Foto: Frederic J. Brown/AFP
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Manifestantes erguem cartazes durante manifestação de funcionários da Disney na Califórnia por melhores salários — Foto: Frederic J. Brown/AFP
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Publicidade Funcionários do parque da Disney na Califórnia protestam por melhores salários
Bochner temia que Chapek desistisse. Chapek foi finalmente privado até dessa opção. O conselho o demitiu pouco antes do Dia de Ação de Graças em 2022. Como ele temia,seu sucessor foi Iger.
O New York Times reuniu o que aconteceu dentro da Disney durante aqueles meses fatídicos conversando com dezenas de pessoas diretamente envolvidas. Muitos deles falaram extensivamente pela primeira vez sobre o que aconteceu,alguns apenas sob a condição de anonimato devido aos seus acordos de confidencialidade com a Disney. Em cada caso em que uma conversa passada é reconstruída neste artigo,as palavras faladas foram confirmadas por várias pessoas com conhecimento das conversas.
Essas conversas revelam como o conselho e os executivos da Disney foram consumidos por conflitos e dramas justamente quando a empresa enfrentava uma turbulência histórica na indústria do entretenimento. Quando a pandemia atingiu a companhia,logo quando Chapek assumiu,a empresa teve que fechar temporariamente seus parques temáticos altamente lucrativos. Na primavera de 2022,a bolha do streaming estourou,fazendo com que os investidores fugissem de todas as ações de mídia,incluindo as da Disney.
Mas dentro da Disney,grande parte do foco estava em tentar gerenciar as tensões entre Iger e Chapek.
Esses problemas têm uma importância renovada agora,enquanto a Disney embarca em mais uma busca para encontrar alguém para suceder Iger,cujo contrato termina em 31 de dezembro de 2026.
Para uma empresa que promove seus parques temáticos como o "Lugar Mais Feliz da Terra",a sede corporativa da Disney há muito tempo é qualquer coisa menos isso — um caldeirão de intrigas e lutas pelo poder.
Iger ascendeu quase duas décadas atrás,após uma luta pelo poder entre Michael Eisner,um CEO de longa data,e Roy E. Disney,sobrinho de Walt Disney e membro do conselho da Disney. Naquela época,Eisner já havia elevado e depois dispensado dois sucessores escolhidos a dedo,Jeffrey Katzenberg,que se tornou cofundador da DreamWorks,e Michael Ovitz,outrora o agente mais poderoso de Hollywood.
Iger,que começou sua carreira como meteorologista em um canal a cabo no interior de Nova York,havia prometido nunca seguir os passos de Eisner. Para amigos,ele zombava dos medos de Eisner sobre deixar a Disney. Ele disse a Chapek e a outros que nunca ficaria mais de 10 anos.
Chapek começou na Disney em 1993 no departamento de fitas VHS,eventualmente ascendendo para supervisionar toda a distribuição de filmes. Em 2011,ele assumiu a divisão de produtos de consumo da Disney,que logo ficou cheia de vendas de mercadorias de "Frozen". Em 2015,Chapek foi promovido para comandar os parques temáticos,supervisionando pelo menos US$ 24 bilhões (R$ 136 bi) em investimentos de capital,incluindo novos brinquedos de "Star Wars","Vingadores" e "Toy Story".
Chapek era o típico homem da empresa,leal a Iger ao ponto da obsequiosidade. Sozinho entre os gerentes seniores da Disney,ele rotineiramente chamava Iger de "Chefe" em vez de "Bob",o que Iger achava cativante.
Ao mesmo tempo,Chapek não tinha o carisma de Iger e não era um comunicador nato.
Iger disse a Chapek para agendar uma série de reuniões individuais com os diretores da Disney para construir um relacionamento e expor sua visão para o futuro da empresa. Mas no final de 2017,a Disney fechou um acordo para comprar os ativos de entretenimento da 21st Century Fox. Iger recebeu um grande bônus por consumar o acordo — prêmios de ações de até US$ 142 milhões (R$ 804 mi) ao preço das ações na época — e o conselho estendeu seu contrato pela sexta vez. Ele agora se aposentaria no final de 2021.
Chapek cancelou seus planos de se reunir com os diretores.
Um CEO da Disney é uma celebridade instantânea. Ele (todos foram homens) preside o que são percebidos como alguns dos negócios mais poderosos e glamorosos do mundo: os estúdios de cinema Marvel,Disney,Pixar,Lucasfilm e 20th Century,a rede de transmissão ABC e a divisão de notícias,canais a cabo como ESPN,FX e National Geographic. Seus 12 parques temáticos atraíram um total combinado de 142 milhões de visitantes em 2023. E,mesmo pelos padrões de CEOs,o salário é enorme. A Forbes estima o patrimônio líquido de Iger em mais de US$ 700 milhões (R$ 4 bi)
Com um iate,jato corporativo,poder e influência,Iger e sua esposa,Willow Bay,uma ex-âncora de televisão e atual reitora da escola de jornalismo da Universidade do Sul da Califórnia,conviviam com uma multidão rara: Barack e Michelle Obama,Jeff Bezos,Steven Spielberg,David Geffen e Oprah Winfrey,para citar apenas alguns.
Uma vez no cargo,Iger se perguntava (como Eisner antes dele) se,despojado de seu poder e compensação multimilionária na Disney,seu encanto diminuiria?
Ele frequentemente reclamava com Chapek (e membros do conselho) sobre sua compensação. Era uma fonte frequente de tensão entre ele e Susan Arnold,que fazia parte do comitê de compensação há muitos anos.
Quando o conselho da empresa se reuniu em dezembro de 2019,Iger sugeriu a ideia de se afastar —mas não sair completamente. "Por que não aceleramos o processo?" sugeriu Iger. Chapek era sua escolha para sucedê-lo. Iger disse ao conselho que Chapek conhecia bem a marca,a respeitava e não faria mal a ela. Ele também disse que Chapek tinha grande integridade.
Um dos diretores da Disney,Mark Parker,havia recentemente decidido deixar o cargo de CEO da Nike e se tornar presidente executivo. Iger propôs fazer o mesmo. Esse modelo permitiria que ele permanecesse na Disney pelo restante de seu contrato fazendo o que mais gostava,supervisionando os empreendimentos criativos da empresa. Chapek se tornaria o CEO e cuidaria de todo o resto.
Um elemento crucial era que todos os líderes de divisão reportariam a Chapek,mas Chapek reportaria a Iger,deixando Iger no comando final. Havia também um incentivo financeiro óbvio: Iger ainda tinha mais de US$ 100 milhões (R$ 566 mi) em opções de ações não adquiridas,e sua liderança poderia ajudar a proteger seu valor.
Safra Catz,CEO da Oracle e membro do conselho da Disney,contestou. Por que fazer de Chapek CEO em vez de diretor de operações?
Iger disse que não queria uma repetição da situação com Staggs,em que as pessoas pensavam que Staggs estava apenas fazendo um teste para o cargo principal e poderiam superá-lo indo até Iger. Mas em uma rara demonstração de resistência,o conselho não se convenceu. Concordou em considerar a questão durante as férias.
Quando os membros do conselho se reuniram no final de janeiro de 2020,em Los Angeles,eles haviam mudado de ideia. Iger contou a Chapek a boa notícia imediatamente depois,dizendo que um anúncio seria feito em apenas três semanas,em 25 de fevereiro.
Por que a pressa? Zenia Mucha,diretora de comunicações da Disney e uma conselheira próxima de Iger,aconselhou o adiamento; ela discordava de todo o plano,incluindo a escolha de Chapek. Mas Iger estava determinado.
Em meados de fevereiro,o coronavírus estava se espalhando amplamente,e a pressão que poderia colocar na empresa estava se tornando clara. Iger havia recebido um briefing detalhado em Nova York da equipe de notícias da ABC que cobria a história. Os parques temáticos da Disney em Xangai e Hong Kong já haviam fechado.
David Jefferson,porta-voz da Disney,disse que a pandemia não teve nada a ver com o momento da mudança de liderança. Os membros do conselho concordam,quando pressionados,não oferecem explicação para a pressa além de que era o que Iger queria.
Quando o Chapek compartilhou as boas novas de sua promoção com sua esposa,Cindy,ela ficou cética. "Já ouvimos isso antes",ela disse a ele. Mas a diretora independente líder do conselho,Arnold,voou de sua casa no Oregon para se encontrar com o Chapek na Rotunda,como é conhecida a sala de jantar executiva da Disney. Lá,ela confirmou que ele era a escolha unânime do conselho para suceder o Sr. Iger como CEO. "Isso está acontecendo",Arnold assegurou a ele.
Foi dito a Chapek que não havia tempo para ele se encontrar com outros diretores. Embora eles tenham se encontrado com o Chapek em suas funções anteriores,a ideia de que não havia tempo ou necessidade de entrevistá-lo para avaliar sua capacidade de servir como executivo-chefe,sem mencionar explorar sua visão para o futuro de uma empresa em meio a uma mudança profunda,parece inexplicável.
Arnold reconheceu que o arranjo incomum,no qual Iger permaneceria como presidente executivo e diretor de criação,representava um potencial para conflito. Ela pediu a Chapek que lhe mostrasse deferência. “Dê a ele um amplo espaço” em questões criativas,ela aconselhou. “Não pise nos pés dele.”
Notavelmente,Chapek não se juntaria ao conselho da Disney,o que era incomum,dado que quase todos os executivos-chefes também atuam como membros do conselho,em muitos casos como presidente. Mas o conselho queria um período de experiência para Chapek e queria enfatizar que ele se reportaria a Iger. Seria estranho se Chapek também fosse um membro do conselho responsável pela supervisão de Iger.
Nos dias que antecederam o anúncio,Iger contou a apenas um punhado de executivos de alto escalão,entre eles Christine McCarthy,a diretora financeira. Como quase todos que souberam da notícia,ela ficou surpresa. Enquanto prometia ajudar Chapek a ter sucesso,ela apontou algumas de suas fraquezas: ele não sabia quase nada sobre o negócio da televisão,não sabia nada sobre programação esportiva,não tinha muitos relacionamentos com talentos de Hollywood,não tinha lidado com Wall Street.
Iger concordou que Chapek não parecia especialmente criativo. Mas Iger enfrentou a mesma crítica quando foi nomeado presidente da ABC Entertainment em 1989.
“Acho que ele consegue”,insistiu o Sr. Iger. “E eu ainda estarei por perto.”
Em 24 de fevereiro,na véspera do anúncio de Chapek,o plano de sucessão quase desmoronou.
Alan Braverman,conselheiro geral de longa data da Disney,ligou para Iger para dizer que,de acordo com os estatutos da empresa,o CEO tinha que reportar ao conselho — não a Iger. Para Iger,isso era inaceitável. Ele queria manter o controle final.
Foram Braverman e Mucha que propuseram um compromisso apressado: Chapek reportaria tanto ao conselho quanto a Iger.
Isso estava bem para Iger,já que,de sua perspectiva,Chapek ainda se reportava a ele. Iger insistiu que o anúncio fosse feito na manhã seguinte,conforme programado —mesmo que os membros do conselho não tivessem discutido em grupo,muito menos aprovado,o novo arranjo de dupla subordinação.
Ninguém informou Chapek sobre a mudança na estrutura de reporte. Mas Chapek não estava muito preocupado com isso,porque Iger sempre tinha sido um grande apoiador dele.
Em outro sinal de que Iger pretendia manter uma presença visível,ele decidiu ficar no escritório que tanto ele quanto Eisner haviam ocupado como CEOs. Chapek foi relegado a um espaço menor nas proximidades. O arranjo só aumentou a confusão interna sobre o novo status de Chapek.
Os membros do conselho não ficaram entusiasmados com a decisão do escritório ou com a mudança de dupla subordinação. Mas,como em tantas outras ocasiões,o conselho concordou com o que Iger queria.
Chapek e Iger enfrentaram as câmeras conforme planejado no dia seguinte. O anúncio da empresa dizia que a mudança era "efetiva imediatamente".
O movimento repentino chocou e confundiu Hollywood. Paul McCartney,um amigo próximo de Iger,ligou para ele para perguntar se ele estava doente.
Cerca de duas semanas depois,em 11 de março,Chapek estava programado para fazer sua estreia formal como CEO na reunião anual de acionistas da Disney. Chapek estava nervoso,ainda mais porque falar em público nunca foi seu ponto forte.
Antes da reunião,o pessoal de relações com investidores da Disney montou grossos cadernos de briefing cobrindo todos os pontos de dados e perguntas concebíveis que poderiam surgir. Armados com esses cadernos,Iger e Chapek se acomodaram no compartimento frontal do jato Gulfstream da Disney para o voo de quatro horas e meia até Raleigh,Carolina do Norte,local da reunião daquele ano,para o que Chapek esperava ser uma sessão de preparação prolongada.
Vários passageiros,incluindo Chapek,lembraram que Iger pegou seu iPad e começou a folhear fotos recentes,contando as histórias por trás delas. Havia fotos dele com McCartney e convidados recentes para jantar em Nova York. Chapek disse que tentou direcionar a discussão de volta para a reunião anual,mas Iger interrompeu: "Você viu o design do meu novo iate?"
Frustrado com as digressões de Iger,Chapek se levantou e foi para o compartimento traseiro do avião.
A ausência prolongada de Chapek foi notada na cabine da frente. "Bob quer ser informado ou não?" Iger perguntou aos seus companheiros de viagem: McCarthy,Mucha e Braverman. Finalmente,Iger se levantou e foi procurar Chapek.
"Bob,você quer se sentar conosco para que possamos te informar?" Iger perguntou.
"Não está tudo aqui?" Chapek respondeu,segurando o caderno. Iger disse que o livro não podia transmitir as nuances. Mas Chapek disse que revisaria o livro e o informaria se tivesse alguma dúvida. Ele voltou à sua leitura.
Iger de repente se sentiu como se estivesse no altar do casamento com a noiva caminhando pelo corredor. Ele percebeu que havia cometido um terrível erro. Mas era tarde demais.
No caminho de volta para a Califórnia,o governador Gavin Newsom ligou para Iger antes de anunciar que restringiria reuniões públicas na Califórnia por causa da Covid. Mas ele achava que a Disney poderia permanecer aberta. O governador não queria que as pessoas entrassem em pânico —e temia que elas pudessem se a Disneylândia fechasse.
Iger argumentou com Newsom que manter o parque temático aberto era uma má ideia,dados os riscos à saúde tanto para os visitantes quanto para os funcionários. Newsom mais tarde elogiou publicamente o conselho e a cooperação de Iger.
Chapek não discordou da decisão de fechar os parques,mas ficou furioso por Iger tê-lo excluído.
Os executivos da Disney estavam preocupados com o impacto que o fechamento dos parques teria no fluxo de caixa da empresa. McCarthy e Chapek decidiram rapidamente colocar mais de 90 mil funcionários dos parques temáticos em licença,embora com benefícios de saúde.
Mas Iger os anulou. Ele decidiu esperar até que o governo aprovasse um projeto de lei de alívio da Covid.
Por mais marginalizado que Chapek se sentisse,os dois mantiveram pelo menos uma fachada de cooperação. Por causa da Covid,ninguém ia ao escritório,mas Chapek falava com Iger semanalmente por telefone e,às vezes,ia vê-lo em sua casa em Brentwood,um bairro sofisticado de Los Angeles,onde faziam caminhadas usando máscaras. Iger nunca foi ver Chapek em sua casa em Westlake Village,um subúrbio distante. Um porta-voz de Iger disse que ele nunca foi convidado.
A pedido de Chapek,os dois realizaram uma série de reuniões municipais com funcionários,na qual Iger deveria reforçar a mensagem de que Chapek estava agora no comando. "Meu objetivo é que Bob seja bem-sucedido,e,na medida em que eu puder ajudá-lo a fazer isso,eu o farei",disse Iger na primeira reunião municipal que realizaram,em fevereiro de 2020.
Mas quase tudo o que Chapek fez,ou não fez,reforçou a sensação de Iger de que nomear Chapek como seu sucessor havia sido um grande erro. Iger expressou sua frustração com amigos em Hollywood. A notícia se espalhou,e alguém contatou o colunista de mídia do Times na época,Ben Smith,para dizer que Iger estava reassumindo o controle. Smith ligou e falou com Iger,que seguiu com um e-mail.
No domingo,12 de abril,Chapek organizou uma festa atrasada no final da tarde para a família e amigos em sua casa para celebrar sua promoção. Um amigo lhe enviou por e-mail a coluna de Smith,que acabara de aparecer online. Chapek saiu da festa e leu.
"Depois de algumas semanas deixando o sr. Chapek assumir o comando,o sr. Iger reassumiu o controle suavemente",escreveu Smith. Chapek leu com crescente descrença.
Smith chamou Chapek de "o novo,nominal chefe executivo" e até especulou que a escolha do sucessor de Iger "poderia estar aberta novamente".
Smith citou Iger dizendo em um e-mail que "uma crise dessa magnitude,e seu impacto na Disney,necessariamente resultaria em minha ajuda ativa a Bob [Chapek] e à empresa para lidar com isso,especialmente porque eu dirigi a empresa por 15 anos!"
Chapek imediatamente ligou para Mucha,a executiva de comunicações. "Que diabos é isso?" ele exigiu. Tentando acalmá-lo,ela argumentou que a coluna não era tão ruim.
"Ele está me matando",respondeu Chapek.
Chapek não dormiu naquela noite. Na manhã seguinte,ele confrontou Iger por telefone.
Iger negou que tivesse falado com Smith,o que só enfureceu ainda mais Chapek,que apontou que a citação de Iger veio diretamente de um e-mail. Iger disse que não entendia por que Chapek estava tão chateado. O que havia de errado em dizer que ele estava reassumindo o controle em meio a uma crise?
"Você cortou minhas pernas",disse Chapek. "Nunca me senti pior na vida."
Para Iger,seu relacionamento com Chapek estava acabado.
A partir das 6h da manhã de segunda-feira,Jayne Parker,diretora de recursos humanos da Disney,ligou para os diretores da Disney para alertá-los sobre a fúria de Chapek. Ela tirou um da cama para atender a ligação.
Um Chapek enfurecido pegou o telefone com Arnold,o diretor independente líder do conselho. Esta foi a primeira vez que ele abordou a disputa com um diretor. Ele não queria chamar a atenção para algo que parecia mesquinho em comparação com uma pandemia,mas sentiu que isso não podia mais ser ignorado.
Chapek,que considerava alguns outros membros do conselho ferozmente leais a Iger,sentia que havia desenvolvido um bom relacionamento com Arnold,que passou a maior parte de sua carreira no meio-oeste na Procter & Gamble,eventualmente se tornando a primeira mulher a servir como presidente. Chapek,filho de um maquinista de Hammond,Indiana,começou sua carreira em bens de consumo embalados,trabalhando na divisão de alimentos para animais de estimação da Heinz e ajudando a comercializar queijos Kraft.
Arnold também sabia algo sobre sucessão corporativa: ela foi uma das principais candidatas a se tornar CEO da Procter & Gamble,mas se retirou da disputa e deixou a empresa em 2009,em parte porque,como uma executiva lésbica proeminente,não queria que sua vida pessoal fosse escrutinada publicamente,algo que provavelmente acompanharia o cargo.
Arnold ficou surpresa com a veemência da reação de Chapek à coluna. Ela achava que ele parecia paranoico de que Iger estava tentando destruí-lo. Ela tentou acalmá-lo.
"O que restará da minha reputação?" questionou Chapek.
"Isso também passará",ela respondeu. Iger estaria fora em 20 meses,e o prêmio de CEO seria apenas de Chapek.
Chapek praticamente implorou para ser nomeado para o conselho como um sinal de confiança nele. Arnold conferenciou com vários outros diretores. Nenhum estava ciente da profundidade da hostilidade que havia se desenvolvido entre Iger e seu sucessor designado. Mas eles concordaram que isso poderia prejudicar sua posição. O conselho agora sentia que não tinha escolha a não ser nomear Chapek como diretor como um sinal de apoio.
Arnold ligou para Iger e o repreendeu pela coluna. Ela disse que foi a pior coisa que poderia ter acontecido a Chapek. Ela apontou que,se Iger tivesse aceitado a sugestão do conselho de inicialmente nomear Chapek como diretor de operações em vez de CEO,nada disso estaria acontecendo. De qualquer forma,as críticas tinham que parar.
Iger ficou surpreso tanto com o tom quanto com o conteúdo da ligação de Arnold. Ela parecia estar do lado de Chapek —mesmo que ele fosse CEO há menos de dois meses e Iger ainda estivesse no comando. Ela e outros membros do conselho deveriam estar felizes que ele estava reassumindo durante uma crise,pensou Iger,especialmente quando a liderança de Chapek havia sido tão medíocre.
Em 15 de abril,três dias após a publicação da coluna de Smith,Chapek foi nomeado para o conselho da Disney.
Em junho,o conselho agendou sessões privadas por videochamada com ambos os homens para abordar o conflito. Iger foi o primeiro. Ele expôs suas queixas sobre a liderança de Chapek. Chapek não tinha posição na comunidade criativa e não havia feito nenhum esforço para melhorá-la. Ele havia pulado reuniões criativas.
Chapek disse que lamentava que suas diferenças tivessem se tornado um problema do conselho.
A mensagem do conselho para ambos os homens: a empresa estava em crise,e eles precisavam começar a agir como adultos e trabalhar juntos.
Nos meses seguintes,Iger parecia cada vez mais irritado com a reação do conselho à coluna de Smith. "Por que você é tão hostil ao conselho?",Chapek finalmente perguntou durante uma de suas ligações,que continuaram apesar das tensões.
Iger disse a ele que não podia lidar com a verdade,e então prosseguiu dizendo que,antes de o conselho concordar em nomear Chapek como CEO,os diretores haviam garantido a Iger que,se ele achasse que não estava funcionando,ele poderia demitir Chapek e voltar como CEO a qualquer momento que quisesse.
Ellen Davis,uma porta-voz de Chapek,confirmou essa versão.
Imediatamente após a ligação,Chapek ligou para Arnold. "Do que ele está falando?" ele perguntou.
Arnold tentou minimizar a situação. "Bem,você conhece o Bob," respondeu Arnold. "Ele pode pensar assim,mas apenas deixe pra lá."
Não era a resposta que Chapek esperava.
Jefferson,o porta-voz da Disney,disse que nunca houve tal entendimento entre Iger e o conselho. A alegação de que ele poderia voltar quando quisesse "não é algo que o Sr. Iger teria dito," acrescentou Jefferson.
Para Chapek,foi um ponto de virada. Não era apenas paranoia: ele estava agora convencido de que Iger estava tentando se livrar dele e voltar como CEO,e que o conselho poderia permitir isso.
Chapek saiu com mais de US$ 20 milhões (R$ 113 mi) em pagamentos de indenizações (depois de ganhar pouco mais de US$ 24 milhões em 2022),mas sua reputação estava em frangalhos.
Depois de ser demitido,Chapek contratou Bryan Freedman,um advogado em Los Angeles conhecido por lidar com saídas de mídia de alto perfil. Freedman disse ao Times que havia aconselhado Chapek de que ele tinha "uma reivindicação legal muito forte contra Bob Iger por interferir ilegalmente em sua capacidade de fazer seu trabalho." Mas Chapek disse a ele que seus filhos e netos eram uma "família Disney" e ele não conseguia se obrigar a entrar com um processo que pudesse prejudicar a empresa,disse Freedman.
A Disney respondeu com uma declaração dizendo que Chapek foi demitido pelo conselho porque "ele não era mais a pessoa certa para servir como CEO durante um período cada vez mais complexo de transformação da indústria."
Amordaçado por um acordo de rescisão,Chapek permaneceu nos bastidores diante do que ele considera relatos desfavoráveis,injustos e,em alguns casos,imprecisos sobre sua liderança. Poucas oportunidades surgiram para ele.
Desde o início,como CEO da Disney,Chapek enfrentou desafios assustadores além de seu controle: o início de uma pandemia,a turbulência em uma indústria sendo transformada pelo streaming e a hostilidade aberta de um antecessor muito admirado e ainda poderoso.
Ao mesmo tempo,ele certamente contribuiu para sua própria queda. Logo após ser nomeado CEO,ele parou de se aproximar de Iger. E,no final,quase toda sua equipe executiva se voltou contra ele,até mesmo pessoas que ele havia contratado e promovido. O mesmo aconteceu com o conselho.
Executivos atuais da Disney dizem que Iger restaurou a moral e trouxe a estabilidade necessária para as fileiras da gestão.
Poucas disputas entre executivos de alto escalão chegaram ao nível de intensidade e amargura da que ocorreu entre Iger e seu sucessor escolhido a dedo. Iger chamou a contratação de Chapek para o cargo principal de o pior erro de sua carreira.
Ainda assim,a pergunta persiste: como Iger pôde julgar tão mal Chapek depois de trabalhar com ele por quase 30 anos?
"Eu me esforcei para conduzir minha própria autópsia,apenas para que nós,como empresa,não façamos isso novamente," disse Iger na DealBook Summit do The New York Times no ano passado,mas ele se recusou a divulgar quaisquer conclusões.
A Disney disse que Iger não tinha mais nada a acrescentar.
No verão passado,o conselho da Disney estendeu o contrato de Iger mais uma vez,até o final de 2026. Iger é categórico ao afirmar que esta será a última extensão.