2024-09-05 HaiPress
Terapia envolve respiração e pressão em pontos chaves do corpo — Foto: Freepik
GERADO EM: 05/09/2024 - 04:31
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Para tudo! Conforme antecipado,Jeff Romanowski e Mariana Candeia vão ministrar o módulo 1 de formação do método Romanowski dias 19 e 20 de outubro no Sítio Piacatu,em São Roque,cidade a 50 quilômetros de São Paulo. Uma semana antes do curso,os alunos passarão por sessões,já que na maca os papeis de terapeuta e de cliente devem estar afinados e equilibrados para o bom funcionamento da terapia. Além de Jeff (que vem dos Estados Unidos,para o curso) e Mariana,formandos nível 4 do Brasil e da Espanha estarão no templo iluminado do Piacatu para garantir que os aprendizes tenham uma melhor absorção prática e teórica do método. Na semana seguinte ao curso,Jeff e os terapeutas mais graduados vão atender o público em geral em São Paulo.
Todas as informações práticas estão no Instagram @romanowskimethod.
Faz mais de uma década que,ao lado da meditação e da yoga,o método Romanowski integra as práticas que uso para me conectar com o lado invisível da vida e estabelecer uma relação mais leve,lúdica e até corajosa com essa existência. O Romanowski foi a primeira prática a entrar na minha rotina e talvez seja por causa dela que fui capaz de acolher as outras com disciplina,generosidade e constância.
Como descrevi no primeiro texto sobre esse assunto,a terapia é bastante física. Na sessão que dura aproximadamente 60 minutos,o cliente está quase o tempo todo deitado de barriga para cima sobre uma maca,imbuído da intenção de se concentrar na respiração,enquanto o terapeuta faz pressão em pontos específicos de seu corpo. A pressão forte e intensa pretende causar um desconforto que levará ao relaxamento muscular. As manobras criam um espaço interno em nossa estrutura física e funcionam como uma faxina em vários níveis do ser.
Potência,cura e expansão são palavras comumente escutadas dentro de uma sala em que se aplica o método Romanowski e também nos dias que seguem a sessão. A divisão do ensino do método em quatro módulos foi desenvolvida pela Mariana e pela Paula Gama. Depois de décadas passando as manobras para seus alunos,em 2018,em um pequeno ritual durante um curso em Madri,na Espanha,Jeff declarou que estava se aposentando das salas de aula e passando o bastão para as duas incansáveis alunas. Àquela altura,Mariana tinha mais de década de dedicação intensa ao aprendizado e ao atendimento de clientes e Paula mais de 20 anos naquele caminho. Foram as duas que sistematizaram o curso em módulos,que se completam em dois anos. A cada semestre os alunos são expostos a uma etapa do método e têm os meses seguintes às aulas para praticar. O aprendizado não se restringe ao passado em sala de aula. Ele também pressupõe um desenvolvimento da intuição,do silenciar da conversa mental e da tendência em julgar e classificar o mundo e as emoções que todos temos. E isso vem com a prática.
O nível 1 é o início de tudo. É o momento de entrar em contato com o lugar onde a transformação acontece. Ao tocar o tecido muscular do paciente e aprender a regular a pressão que fará sobre ele,o terapeuta também lida com a própria força e a necessidade de estar atento ao presente e à entrega que a prática exige.
Dia 6 de maio,Paula Gama nos deixou. Antes,ao lado de Martin Frankenberg e Michael Wegmann,construiu o Piacatu,espaço de cura,aprendizado,contato com a natureza. A formação no Módulo 1 do Romanowski será o primeiro evento em que alunos e professores se hospedam no sítio. Simplicidade,beleza e conforto são características dos aposentos e ampla sala de aula,situados ao lado do lago de água de nascente e mata verde exuberante. Comida orgânica,gostosa e farta será servida e (aposto!) terá fogueira para receber os estudantes. Jeff,Mariana,seus colegas e alunos honrarão o legado da Paula,que de onde estiver dirá “Aho!”