2024-07-27 HaiPress
Artur Jorge,técnico do Botafogo,líder do primeiro turno do Brasileirão — Foto: Vitor Silva / Botafogo
Normalmente,o segundo turno do Campeonato Brasileiro,que começa neste sábado para o Botafogo,contra o Cruzeiro,às 21h30,no Nilton Santos,é mais difícil e nervoso do que o primeiro. As partidas,de maneira geral,ficam mais intensas e truncadas por conta da necessidade mais urgente das equipes pontuarem — seja no topo da tabela ou na parte de baixo —,dos desfalques por lesão e também pelo afunilamento com outras competições do calendário,casos da Copa do Brasil e da Libertadores. Mas se estas situações atingem todas as equipes,no caso do alvinegro de Artur Jorge,há um fator que torna a segunda metade do Brasileirão ainda mais complexa: o fantasma da campanha de 2023.
Elenco alvinegro: Botafogo avalia destinos para empréstimos de Patrick de Paula e Gustavo SauerR$ 61 milhões: Botafogo chega em acordo com Udinese por valores e fica a detalhes do acerto com Matheus Martins
Assim como no ano passado,o Botafogo começa o returno na liderança. Em 2023,a vantagem de 13 pontos no início da 20ª rodada fazia com que o título fosse considerado praticamente certo. Não foi o que aconteceu. Agora,com apenas três pontos à frente do Flamengo,segundo colocado (e que ainda tem uma partida a menos),o alvinegro terá o desafio de fazer o que não conseguiu na edição anterior: manter o bom desempenho dos primeiros 19 jogos para tentar,enfim,ser campeão. Com os mesmos 40 pontos,o time de Artur Jorge faria 80,cinco a mais do que os mágicos 75.
É bem verdade que o Botafogo tem se preparado para isso desde o início da temporada e,com o técnico português,dá diversas demonstrações de que parece estar vacinado dos erros do passado. Além dos destaques da última temporada terem voltado a brilhar,casos de Marlon Freitas,Júnior Santos e Tiquinho Soares,a diretoria da SAF deu novos ares à equipe com peças que não estiveram no time em 2023 e deram resposta imediata,como Luiz Henrique,Bastos e Cuiabano.
Atleta já se despediu do clube: Botafogo encaminha empréstimo de Diego Hernández para o León,do México
O lateral-esquerdo,que chegou ao clube no último dia da janela do início do ano,teve ascensão meteórica. Em apenas 15 partidas,foram três assistências e três gols,sendo o mais recente deles no empate em 2 a 2 contra o São Paulo,na quarta-feira.
Com tal desempenho,Cuiabano — suspenso pelo terceiro cartão amarelo,o defensor não jogará neste sábado,contra o Cruzeiro —,tem chamado a atenção de diversos clubes do exterior. Contra o São Paulo,olheiros de clubes ingleses e franceses foram ao Morumbis para observar o lateral-esquerdo de perto. A informação foi dada inicialmente pela Trivela.
Paris-2024: Flamengo e Pinheiros se destacam entre clubes com mais atletas nas Olimpíadas; veja lista completa
No momento,o Botafogo não tem pretensão de negociar o defensor. Por outro lado,há a previsão da saída de alguns jogadores. Ontem,o clube encaminhou o empréstimo do uruguaio Diego Hernández para o León,do México,por uma temporada e sem custos. Além disso,o clube avalia destinos para emprestar os meias Patrick de Paula e Gustavo Sauer,que não devem ter minutagem com Artur Jorge.
Já em relação aos atletas que estão para chegar,o Botafogo chegou a um acordo com a Udinese pelo valor que pagará para contratar Matheus Martins: 10 milhões de euros (R$ 61,5 milhões),além de mais dois milhões de euros que podem ser pagos em bônus. Detalhes separam o atacante ex-Fluminense de assinar o contrato com o alvinegro.
Para a partida contra o Cruzeiro,além de Cuiabano,o técnico Artur Jorge não poderá contar com Marlon Freitas,também suspenso pelo terceiro amarelo. Dessa maneira,Marçal pode ser o escolhido,juntamente com outro reforço que chegou nesta janela: o volante Allan,que estreou contra o São Paulo e pode fazer seu primeiro jogo como titular pelo Botafogo.